Crescimento de prata metálica em cristais de tungstato é destaque em publicação internacional

Descoberta é inédita na literatura e melhora a propriedade fotoluminescente, fotodegradação e atividade bactericida do tungstato de prata

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) teve destaque na publicação britânica Scientific Reports – Nature, uma das mais importantes publicações científicas do mundo. Analisando amostras do composto tungstato de prata (Ag2WO4), por intermédio dos microscópios eletrônico de varredura de alta resolução e de transmissão, observaram o crescimento de prata metálica na superfície dos cristais de tungstato. Este fenômeno não havia sido observado até então na literatura e resulta da interação dos elétrons gerados pelos microscópios com os íons prata, reduzindo-os para prata metálica.

“Este novo material é criado artificialmente por meio de efeito eletronsíntese, ou seja, através da interação elétrons que bate nos íons de prata e se reduz, obtendo o crescimento da prata metálica”, comenta o professor Elson Longo, um dos autores do artigo e diretor do CDMF. O tratamento com elétrons também melhora a propriedade fotoluminescente, fotodegradação e atividade bactericida do tungstato de prata.

O trabalho teve grande contribuição do pesquisador Juan Andrés, da Universidade Jaume I, na Espanha, através do Programa de Cooperação Brasil – Espanha e instituições do governo espanhol.

O artigo publicado na Scientific Reports – Nature é de autoria dos pesquisadores Juan Andrés, Lourdes Gracia, Patricio Gonzalez-Navarrete, Valeria M. Longo, Waldir Avansi Jr., Diogo P. Volanti, Mateus M. Ferrer, Pablo S. Lemos, Felipe A. La Porta, Antonio C. Hernandes e Elson Longo e está disponível online através do endereço http://www.nature.com/srep/2014/140623/srep05391/full/srep05391.html. Também participaram do desenvolvimento do trabalho o pós-doutorando Laécio Santos Cavalcante e a doutoranda Amanda Fernandes Gouveia.

Sobre Jose Angelo Santilli 55 Artigos
Especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp - (2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo científico.