Estudo sobre antioxidantes recebe menção honrosa no prêmio CAPES

Doutorado desenvolvido na UFPB foi premiado na área de Ciência de Alimentos

A aluna de doutorado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Ângela Maria Tribuzy, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2014 na área de Ciência de Alimentos. O estudo, intitulado Desenvolvimento de bioaditivos antioxidantes para otimização da estabilidade oxidativa de óleos comestíveis investigou a capacidade antioxidante de 24 extratos vegetais que podem ser usados em óleos comestíveis, como milho, soja e girassol.

A pesquisa de doutorado teve orientação de Antonio Gouveia de Souza e coorientação de Antônia Lúcia de Souza, pelo Programa de Pós-Graduação de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPB, integrando uma rede de pesquisa com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

Os óleos comestíveis são fontes importantes de energia, vitaminas lipossolúveis e de ácidos graxos essenciais. Entretanto, são altamente suscetíveis a processos oxidativos, sendo necessário o uso de aditivos antioxidantes. As indústrias que fabricam óleos utilizam aditivos de natureza sintética, porém, segundo a autora do trabalho premiado, existem várias restrições quanto ao uso dessas substâncias. “Os aditivos sintéticos têm efeitos nocivos atribuídos à saúde humana”, explicou Tribuzy.

A pesquisadora estudou o potencial antioxidante de 24 extratos vegetais, dentre eles unha-de-gato, açafrão, canela, chá branco, erva-cidreira, manjericão, guaraná, cravo, alecrim e camomila. Após a análise dessas subestâncias, a aluna de doutorado concluiu que os extratos de unha-de-gato, açafrão, alecrim, chá branco e canela apresentaram boa resistência térmica, indicando que podem ser utilizados como aditivos antioxidantes em óleos comestíveis. Outro destaque da pesquisa é o extrato de alecrim, que, quando aditivado em óleos vegetais exibiu um efeito protetor superior aos demais extratos antioxidantes testados, inclusive aos sintéticos já existentes no mercado.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).