Nanox na Agência Fapesp: empresa dobra o prazo de validade do leite tipo A

Reportagem da Agência FAPESP destaca pesquisa que desenvolveu uma garrafa de leite bactericida

A Agência FAPESP divulgou uma reportagem sobre a pesquisa da NANOX Tecnologia feita em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) que desenvolveu uma garrafa plástica bactericida. O prazo de validade do leite pasteurizado armazenado na garrafa aumenta de 7 para 15 dias. O estudo para criar a embalagem envolveu a incorporação de micropartículas à base de prata, com propriedades bactericida, antimicrobiana e autoesterilizante, no plástico rígido das garrafas.


A NANOX é uma spin-off que surgiu através da interação entre os professores do CDMF e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Assista a reportagem.

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O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).