São Carlos sedia evento internacional na área de química

Com 50 vagas, Escola Internacional em Espectroscopia Quiróptica Vibracional acontece nos dias 4 e 5 de abril na UFSCar

Nos dias 4 e 5 de abril, o Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a “International School on Vibrational Chiroptical Spectroscopy – ISVCS2016″. A Escola é destinada a alunos de graduação e pós-graduação em Química, Bioquímica, Farmácia e áreas relacionadas, além de pesquisadores, docentes e demais interessados em aprender como a espectroscopia quiróptica vibracional pode ser usada para caracterização estrutural de pequenas moléculas e macromoléculas.

De acordo com o pesquisador do DQ João Batista Jr., o dicroísmo circular vibracional (DCV) e a atividade óptica Raman (AOR) – conjuntamente denominados atividade óptica vibracional (AOV) – são potentes metodologias espectroscópicas para caracterização da estrutura tridimensional de pequenas moléculas e macromoléculas. Apesar das potencialidades na determinação de configuração absoluta dessas estruturas, o pesquisador destaca que as técnicas são praticamente inexploradas no Brasil. “Portanto, essa Escola tem como principal objetivo transmitir conceitos sólidos em atividade óptica vibracional, tanto experimentais quanto computacionais, para investigações estereoquímicas de produtos naturais, compostos sintéticos, fármacos, proteínas e carboidratos”, afirma.

O evento é organizado pelo pesquisador e pela professora Quezia B. Cass, também do DQ. Além de promover essa Escola, a UFSCar possui o primeiro grupo focado em atividade óptica vibracional no País, coordenado por Batista Jr. e financiado com recursos de um projeto Jovem Pesquisador, da Fapesp.


Serviço
A “International School on Vibrational Chiroptical Spectroscopy” é gratuita e oferece 50 vagas. As inscrições podem ser realizadas no site do evento, em http://iscvs2016.webnode.com. Os organizadores recomendam aos alunos e pesquisadores bolsistas que verifiquem, junto às suas respectivas agências de fomento, a possibilidade de uso de recursos financeiros para custear participação nessa Escola, mesmo sem apresentação de trabalhos na forma de pôster.

Além do site, outras informações estão disponíveis na página do evento no Facebook. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email ISVCS2016@gmail.com.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).