Varela é homenageado em encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

Ex-diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, falecido em maio, foi lembrado por suas contribuições à área no evento anual da entidade da qual foi presidente e um dos fundadores

(foto: Samuel Iavelberg/Agência FAPESP)

O professor José Arana Varela, ex-diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, falecido em maio, foi homenageado durante o 15º Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), realizado no final de setembro em Campinas, São Paulo.

Varela foi homenageado na abertura do evento por Edson Roberto Leite, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador de transferência de tecnologia do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. Leite foi orientado por Varela durante seu mestrado e doutorado.

Professor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, Varela foi um dos fundadores e ex-presidente da SBPMat, fundada em 2002, que reúne pesquisadores de diversas áreas – como físicos, químicos e engenheiros –, atuantes na pesquisa de diferentes materiais, como cerâmicos, metálicos, poliméricos e compósitos, entre outros.

Varela tinha grande experiência na área, com ênfase em materiais cerâmicos, especialmente em estudos com filmes finos, materiais ferroelétricos e dielétricos, varistores, propriedades de contorno de grãos e sinterização.

Manteve forte intercâmbio com instituições de pesquisa na Espanha, França, Estados Unidos, Eslovênia e Itália.

“O professor Varela publicou 814 artigos científicos durante sua carreira como pesquisador, que receberam mais de 17 mil citações por outros pesquisadores ao redor do mundo”, disse Reginaldo Muccilo, pesquisador do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e um dos diretores do CDMF.

“Além disso, orientou 30 projetos de mestrado, 44 de doutorado e 22 de pós-doutorado”, enumerou o pesquisador, que também homenageou Varela durante sua palestra no evento.

Outro pesquisador orientado por Varela foi o professor do Instituto de Química da Unesp, campus de Araraquara, Marcelo Ornaghi Orlandi, que realizou pós-doutorado com Bolsa da FAPESP, sob a supervisão de Varela.

Um dos coordenadores do 10º Simpósio Brasileiro de Eletrocerâmica, que ocorreu paralelamente ao 15º Encontro Anual da SBPMat, Orlandi também homenageou Varela durante a abertura do evento com uma placa de agradecimento à contribuição do pesquisador à área de Ciência dos Materiais que foi entregue a sua filha, Simone Arana Varela de Souza.

Evento internacional

Realizado anualmente desde 2002, o encontro da SBPMat é dedicado à apresentação e discussão de avanços científicos e tecnológicos alcançados em ciência e tecnologia de materiais graças à associação de várias áreas do conhecimento, como Física, Engenharia, Biologia e Ciências da Saúde, entre outras.

A edição deste ano reuniu mais de 1,8 mil participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, de 20 países.

Durante o encontro foram apresentados em forma de pôsteres e palestras mais de 2 mil trabalhos de estudantes e profissionais, previamente avaliados, organizados em 20 simpósios sobre temas como nanomateriais, biomateriais, superfícies de materiais, materiais orgânicos eletrônicos, eletrocerâmicas, metais avançados e nanocelulose, entre outros.

Alguns dos destaques do evento foram sete palestras plenárias nas quais cientistas que são expoentes internacionais em seus temas de pesquisa discorreram sobre estudos que estão na fronteira do conhecimento.

Entre eles, eletrônica verde, materiais inteligentes, análise de nanoestruturas de carbono, materiais projetados sob medida por meio de simulações computacionais, plásticos que conduzem eletricidade e emitem luz, manipulação de moléculas para construir dispositivos miniaturizados e células solares de última geração.

A programação do evento também foi composta por dois workshops. Um deles, totalmente organizado por estudantes, abordou temas como empreendedorismo, intercâmbio, publicação de artigos científicos e ética científica. O outro workshop foi voltado a discutir o desenvolvimento sustentável de materiais sob uma perspectiva regional, a das prioridades dos países da América do Sul.

Agência FAPESP

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).