Atom Jr. participa do Encontro Nacional de Empresas Juniores

Onde tem empreendedorismo e inovação a Atom Jr e o CDMF estão presentes!

Entre os dias 16 e 19 de agosto, a Atom Jr., empresa júnior do curso de Química da UFSCar, esteve presente no Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) em Porto Seguro, Bahia. Estavam presentes mais de 3200 empresários juniores conectados em rede que buscam empreender micro revoluções e que querem por meio da vivência empresarial construir um país mais ético, competitivo, educador e colaborativo.

O evento contou com palestras sobre empreendedorismo, inovação, o papel e as possibilidades do jovem na atualidade, liderança e assuntos relacionados.  Para os integrantes da Atom Jr. que participaram “foram 4 dias de imersão total no Movimento Empresa Junior (MEJ), conhecendo empresas juniores de todos os estados, com muita troca de experiência, tendo ao lado pessoas e EJ’s inspiradoras  Além da enriquecedora presença de Empresas como Raízen, Max Milhas, Ambev, Votorantin dentre outras e palestrantes inspiradores de Empresas como Magazine Luiza e Kraft Heinz. Mas e agora? Agora, voltamos com gás total para fazer o melhor pela nossa EJ.

Só temos a agradecer ao CDFM por nos ajudar a enviar boa parte de nossa EJ, somos pequenos mas com garras de gigante!”

ENEJ 2017

Mais de 3200 empresários juniores em Porto Seguro, Bahia dos dias 16 à 19 de agosto de 2017. Jovens que estão conectados em rede, que buscam empreender micro revoluções, que querem através da vivência empresarial, construir um país mais ético, competitivo, educador e colaborativo.

Porém, são jovens que cresceram ouvindo “Vocês são o futuro”, para estes jovens o futuro é aqui, agora, buscando o imediatismo, a recusa da espera, da paciência, do desvio e da frustração. É o lema do desejo imperativo de satisfação.

PRIMEIRO DIA – 16 DE AGOSTO

21 h às 22 h – Empreendedorismo Brasileiro

Palestrante: Luiza Trajano

Colocar as pessoas em primeiro lugar, atitudes empreendedoras, inovação e criatividade são alguns dos conceitos que a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, sempre adotou e incentivou em sua equipe. Em sua trajetória, vem recebendo centenas de reconhecimentos e premiações como empresária, mulher e líder, contou um pouco sobre sua carreira de empreendedorismo.

22h às 23h – A nossa geração chegou

Palestrante: Rogério Cher

Vivemos uma nova era, em que a colaboração nos torna cada vez mais fortes. E se queremos um país melhor no futuro, o primeiro lugar para começar é onde estamos hoje. Esse desafio é nosso e estamos conectados por ele. Precisamos de menos discursos e mais resultados. De líderes que, independente dos problemas, sempre buscam novas soluções. Pessoas inconformadas, mas, acima de tudo comprometidas a moldar nosso futuro por meio da liderança transformadora.

SEGUNDO DIA – 17 DE AGOSTO

9h às 10h – Quem somos nós?

Palestrante: Magda Oliver Ruas

Coach e terapeuta bioenergética, Magda Oliver Ruas é uma das fundadoras do Hemera Experience, que propõe o conhecimento e a compreensão melhor de si mesmo e de garantir qualidade para suas atuais e futuras escolhas de vida pessoal e profissional. Em um formato magno, ela propôs um momento de conexão entre os congressistas, com o objetivo de integrá-los para lidar com outro, buscando fortalecer os laços da rede.

10h às 12h – Talk Show redes

Palestrante: César Matsumoto

César Matsumoto,facilitador e consultor em inovação e desenvolvimento humano, ministrou um TED sobre as redes, onde esteve presente: Fabiano Salgado, Presidente da Aliança Empreendedora; Gabriela Brasil, Diretora de Relações Públicas e Universidades do AIESEC; Carlos Nepomuceno, Gerente do projeto de urbanização do Setor Habitacional Sol Nascente; Diego Calegari, Idealizador do primeiro planejamento estratégico da rede e Guilherme Gonçalves que é presidente do Conselho Nacional de Jovens Empresários – CONAJE.

14 às 15h – A Inovação no dia a dia

Palestrante: Victor Paolillo

Estamos em nossa melhor versão? Podemos fazer mais? Conhecer modelos, organizações e jovens inovadores é essencial para que nosso repertório de conhecimento cresça. Victor Paolillo, que trabalha em uma das empresas mais admiridas no universo jovem, contou um pouco da sua experiência nos convidando a pensar em modelos e processos diferentes, além de fomentar inovação em seu dia-a-dia.

15h às 16h – Jovens Transformadores

Palestrante: Max Oliveira

CEO e cofundador da MaxMilhas, formado em engenharia de produção pela UFMG, o empreendedor já passou pelas empresas como Vale e Ambev. A partir de uma experiência pessoal,percebeu uma oportunidade para revolucionar o mercado aéreo. Hoje, com mais de 250 mil usuários cadastrados e quatro anos de estrada, a MaxMilhas alcançou a marca anual de R$100 milhoes de reais em vendas de passagens aéreas somente em 2016 e apenas com recursos próprios, senfo um dos maiores cases de Bootstrapping do país. Em 2017, foi aprovado como empreendedor Endeavor, colocando a MaxMilhas como uma das empresas brasileiras apoiadas pela instituição.

16h às 18h – Startups

Palestrante: Rafael Ribeiro e Guilherme Mynssen

Rafael Ribeiro, Presidente da associação Brasileira de Startups, juntamente com Tania Gomes, CEO de 33e34, loja exclusiva para mulheres de pés pequenos, considerada pela Exame PME uma das 15 empresas mais inovadoras do país; Guilherme Mynssen, CEO e cofundador do ChefsClub, que foi Diretor-Executivo da ESPM Junior-Rio, CRM na Ponto de referencia e Executivo de Contas na Reckitt Benckiser, falou sobre inovação do modelo de negócio, contando os maiores desafios de suas carreiras e qual o caminho percorrido por eles até chegarem ao sucesso.

21h às 22h – Painel Brasil Empreendedor em Foco

Mediadora: Sandra Boccia (Diretora e Editora chefe do Empresas & Negócios)

Trabalhamos dia após dia por um Brasil Empreendedor. Mais ético, competitico, educador e colaborativo. Mas como grandes empresas também contribuem para o nosso propósito? Grandes profissionais da Ambev, Bradesco, Raízen e Yara nos contram sobre os desafios do mercado e a busca pelo desenvolvimento do nosso país.

 TERCEIRO DIA – 18 DE AGOSTO

9h às 11h – Sem Mimimi: Como calores fortes determinam sua cultura

Palestrante: Rafael Bozza (Gerente de Pessoas e Desempenho da KraftHeinz)

Como a KraftHeinz combina uma cultura forte e valores para gerar resultados? Conhecemos o case da organização que cresceu exponencialmente nos últimos anos e entendemos a importância da cultura nesse processo. Como a empresa pode servir de inspiração para aqueles que tem um sonho, uma meta, mas tem medo de dar o passo inicial.

11h às 12h – Liderança para resultados

Palestrante: Professor Vicente Falconi

Vicente Falconi é fundado e dono da Falconi, empresa brasileira líder no setor de consultoria em gestão, que acredita no ‘Ensinar fazendo junto’ e que a educação transforma pessoas, organizações e nações. Referencia em sua área, o Professor Falconi consolidou-se como um dos gurus da administração do país e compartilhou conosco seus conhecimentos e experiência.

14h às 15h – Cases de Impacto

O MEJ brasileiro nunca esteve tão forte! O nosso compromisso com o nosso país cresce mais a cada ano e, com isso, realizamos mais projetos que geram vastos resultados para nossos clientes.

Por conta disso que, no ENEJ 2017, foram apresentados Cases de Impacto: projetos de sucesso executados por EJs de categorias diferentes e clusters, mostrando que não há obstáculos para gerar o maior desenvolvimento do cliente e a prosperidade da EJ!

15h às 17h – Programação Paralelo Clusterizada

Com diversas empresas que vão trabalhar conteúdos completos para que as soluções saiam do evento. No ENEJ 2017, trabalhamos com o imediatismo de revolucionar e mudar o tempo presente, por isso empresas por nível de maturidade, os clusters, capacitando os participantes para sanar as dores de sua categoria, com contato direto com grandes empresas.

21h às 22h – Painel ‘em busca de resultados’

Como podemos fazer melhor do que ontem? Reunindo cases de pós-juniores femininas que hoje são referencias no mercado de trabalho e possuem um histórico de resultados, esse momento visa estimular o MEJ a se desafiar cada vez mais.

22h às 23h – Idealismo Pragmático

Palestrantes: Sofia Esteves (Fundadora e Presidente da Cia de Talentos) e Sandro Magaldi (CEO do meuSucesso.com)

Como a atual geração pode ser protagonista na construção do futuro? Com dois exemplos de profissionais com bastante experiência sobre empreendedorismo e carreira, o momento buscou potencializar o comprometimento do empresário júnior e conversar sobre a importância de habilidades que a nossa geração precisa para fazer a diferença.

 QUARTO DIA – 19 DE AGOSTO

9h às 10h30 – Painel Capitalismo Consciente

Palestrante: Thomas Eckshmidt

Economia compartilhada, economia solidária, sistema cooperativo, cooperativismo financeiro. Segundo o Capitalismo Consciente, é possível que as empresas contribuam para o bem-estar da sociedade ao mesmo tempo em que geram lucro para seus acionistas. A Sicoobcard, junto à Eureca e Thomas Eckshmidt, confundador do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, promoveu uma conversa sobre o tema.

10h30 às 11h30 – O futuro é nosso território

Palestrante: João Carvalho Miranda

João Carvalho Miranda é Diretor Presidente da Votorantim S.A., assume posto como membto e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A., Vice-Presidente do Conselho da Votorantim Cimentos e membro dos conselhos de administração do Banco Votoratim S.A., da Companhia Brasileira de Alumínio S.A. Antes de integrar a Votorantim, foi Diretor Vice-Presidente do Banco Citibank S.A. do Brasil, já exerceu a função de Presidente do Citibank N.A. no Chile, e antes disso, atuou como Corporate Bank Head do Citibank. Nesse momento magno, ele compartilhou conosco o case de sucesso da Votorantim.

11h30 às 12h30 – Futuro do MEJ

Para o que o MEJ é uma resposta hoje? E para que o MEj será uma resposta para o futuro? O planejamento Estratégico da Rede é um norte para que possamos juntos impactar a sociedade sem perder a nosso essência. Imaginando diferentes futuros, nos abrindo para oportunidade que poderão surgir, aprendendo a mudar o rumo, ter nossa voz ouvida, para criar um futuro que queremos.

 14 h às 18h – Programações Paralelas (O Futuro é Agora)

Estamos preparados para liderar o futuro? Experimentamos diferentes momentos que nos prepararam para compreender melhor as mudanças que podemos empreender para mudar o pais e o mundo.

20h às 23h – 50 anos do MEJ

O Movimento Empresa Junior surgiu na França em 1967 e, desde então, vem ganhando força no Brasil e no mundo. Na Bahia, onde o Brasil Júnior foi fundada, celebramos esse marco histórico ao reconhecer Empresas Juniores que já alcançaram o Alto Crescimento e reviver momentos importantes em nossa trajetória. Passando, presente e futuro: somos a geração que irá dar início aos próximos 50 anos do MEJ!

Sobre LAbI UFSCar 2836 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.