Elson Longo é um dos vencedores do Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos – 2018

premiação é concedida pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, divulgou os vencedores do Prêmio Ciência – Tecnologia São Carlos – 2018.

Três pesquisadores seniores serão premiados com o Prêmio Ciência–Tecnologia São Carlos-2018: Elson Longo da Silva, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Glaucius Oliva, Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC – USP) e Paulo Estevão Cruvinel, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Instrumentação Agropecuária (EMBRAPA Instrumentação Agropecuária).

Na modalidade Jovem Pesquisador, serão premiados Márcio Weber Paixão, professor do DQ UFSCar,  e Frank Nelson Crespilho, professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP).

Já na categoria Professor de Ciências a vencedora foi Bárbara Daniele Guedes Rodrigues, docente da Escola Sebastião de Oliveira Rocha, com o Projeto “Análise do Consumo Médio de Água das Torneiras Automáticas do SOR”.

O Clube de Ciência vencedor foi dirigido pela Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e Região e o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) do IFSC – USP. Os coordenadores Débora Gonzalez Costa Blanco, Dirigente da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e região, Vanderlei Salvador Bagnato, Coordenador do CEPOF e Diretor do IFSC-USP, Euclydes Marega Junior, Coordenador Geral de Difusão Cientifica do CEPOF, Wilma Regina Barrinuevo, Coordenadora de Difusão Cientifica do CEPOF e Silvana Belloti, Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos, com o tema: “Clubes de Ciências: despertando jovens estudantes para o prazer da ciência, por investigação e participação em eventos científicos”.

O Prêmio Ciência– Tecnologia São Carlos, é um reconhecimento da Prefeitura de São Carlos aos cientistas e professores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento científico nacional e internacional.

A homenagem aos vencedores será no dia 10 de outubro de 2018, às 9h, no Auditório Bento Prado, Paço Municipal. No próximo ano, eles também serão homenageados pela Câmara.

A Comissão de Avaliação do Prêmio Ciência –Tecnologia São Carlos – 2018 é composta por Professores Universitários, Pesquisadores e Secretários Municipais. São eles:

I – José Galizia Tundisi – Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia;

II – Antonio Clovis Pinto Ferraz – Secretário Municipal de Transporte e Trânsito;

III – Helena Maria Cunha do Carmo Antunes – Secretária Municipal de Administração e Gestão de Pessoal;

IV – Marcos Antonio Palermo – Secretário Municipal de Saúde;

V – Marcos Lobo de Toledo Barros – Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano;

VI – Orlando Mengatti Filho – Secretário Municipal de Educação;

VII – Roberto Paulo Valeriani Ignatios – Secretário Municipal de Planejamento e Gestão;

VIII – Dorival Milani – representante do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP;

IX – Luiz Henrique Caparelli Mattoso – representante da EMBRAPA Instrumentação;

X – Edgar Dutra Zanotto – representante do Departamento de Engenharias de Materiais (DEMA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);

XI – Ruth Herta Goldschimidt Aliaga Kiminami – representante do Departamento de Engenharias de Materiais (DEMA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.