Pesquisadora do CDMF recebe Prêmio de Inovação 2018

Premiação ocorreu na Nano-Micro Conference 2018

Trabalho do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) recebeu o Prêmio Inovação 2018 (Nano-Micro Science Innovation Award 2018) em Conferência Internacional (Nano-Micro Conference 2018) realizada em Jeju, na Coreia do Sul, entre os dias 17 e 20 de dezembro de 2018, a qual tem por objetivo reunir especialistas de renome mundial, acadêmicos, cientistas seniores, executivos do setor e líderes de projetos de todo o mundo para discutir novos desenvolvimentos e pesquisas de fronteira no campo multidisciplinar da Nano-Micro Ciência e Engenharia. O evento contou com participantes da Austrália, USA, Japão, Alemanha, África do Sul, Russia, China, Singapura, India, Holanda, Reino Unido, Itália e Brasil.

Amanda F. Gouvea, pesquisadora do CDMF, na Nano – Micro Conference 2018.

Intitulado Modulation by modelling of the morphology of (nano) micromaterials, o trabalho premiado de autoria de Amanda F. Gouveia (UFSCar – Universidade Federal de São Carlos), Elson Longo (UFSCar e diretor do CDMF) e Juan Andrés (University Jaume I, Espanha) foi apresentado na Coreia do Sul pela pesquisadora Amanda F. Gouveia.

O estudo investigou a influência de um surfactante aniônico e a temperatura durante o processo de síntese de α-Ag2WO4 e ZnWO4, respectivamente, e suas atividades fotocatalíticas, fornecendo novos insights sobre o hábito de crescimento de cristais e transformação morfológica.

“Desenvolvemos uma estratégia de modelagem química 3D programável para modulação de morfologia baseada na construção de Wulff. Esta nova estratégia não só dissocia o grau de complexidade da forma dos custos de produção e tempo, mas também permite um processo versátil, de baixo custo e escalável para modelagem 3D de diversos materiais, o que poderia levar a novas funções e aplicações de materiais”, explica Gouveia.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.