Portal da UFRN destaca palestras apresentadas por pesquisadores do CDMF

Atividades foram promovidas pelos Centros de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e de Ciências da Saúde (CCS)

O portal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu destaque especial para as palestras que serão apresentadas pelos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) em missão no Estado do Rio Grande do Norte até dia 31 de janeiro.

A missão é composta pelo Diretor Geral do CDMF e Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar), Elson Longo, e por Valéria Longo, também integrante do CDMF e Diretora da Katléia — spin off do Centro, dedicada à pesquisa e inovação na área de cosmética e cuidados capilares.

As palestras são promovidas Programa de Pós-graduação em Química e pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRN.

Confira a matéria abaixo:

Pesquisadores da UFSCar e FAPESP proferem palestra na UFRN 

29 de Janeiro de 2020 – Enoleide Farias de Agecom

O diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, também, pesquisador ligado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Elson Longo, e a empresária Valéria Longo, da equipe do Centro Avançado de Diagnóstico Capilar/KATLEIA/FAPESP, ministram palestras na UFRN, nesta quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31, respectivamente.

A palestra do professor Elson Longon, Radiação em fentom segundo para indução de organização estrutural e cristalização de semicondutores à base de BI, acontece na quinta-feira, às 15 horas, no auditório do NUPPRAR, na UFRN. Os semicondutores são materiais chaves na indústria eletrônica. 

A palestra de Valéria Longo, Inovações em Cosmética no Brasil, acontecerá no auditório da Faculdade de Farmácia, no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), e é voltada para os alunos de Ciências Farmacêuticas e Inovação em Medicamentos da UFRN.

As palestras são promovidas pelo Programa de Pós-graduação em Química e pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Outras agendas

A visita do professor Elson Longo e da Dra. Valéria Longo à UFRN começou na segunda-feira, dia 27. Durante toda a semana eles cumprem uma extensa agenda que inclui, além das palestras,  reuniões com a equipe ao Parque Augusto Severo (PAX), com o reitor da UFRN, Daniel Diniz, com a governadora do Estado, Fátima Bezerra, e com docentes do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e do Centro de Tecnologia (CT).  Além disso,visitam várias unidades da UFRN, como o Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX), ao Instituto Metrópole Digital (IMD), Instituto Santos Dumont (ISD) e ao Núcleo de Produção em Medicamentos (NUPLAN).

A reportagem original está disponível AQUI

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.