Ciência dos Materiais, Medicina e Odontologia: entenda como estas áreas podem estar relacionadas em favor da saúde humana

Este trabalho está sendo desenvolvido pelo pesquisador Rodney Marcelo do Nascimento, pós-doc do CCMC sob a supervisão do Prof. Antonio Carlos Hernandes

No Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) uma importante pesquisa está sendo realizada, e nos dá o exemplo claro de como a ciência pode ser utilizada em favor da saúde. Este trabalho está sendo desenvolvido pelo pesquisador Rodney Marcelo do Nascimento, pós-doc do CCMC sob a supervisão do Prof. Antonio Carlos Hernandes. Mas afinal, como a ciência e engenharia dos materiais podem contribuir com áreas da saúde, como a medicina e a odontologia? Para termos uma ideia mais ampla sobre este assunto, o pesquisador nos explicou sobre a pesquisa a que vêm se dedicando com um objetivo que poderá fazer a diferença na vida de muita gente no futuro: o desenvolvimento de um biomaterial que sirva como curativo intra-ósseo e seja capaz de induzirregeneração tecidual.

Difícil de entender? Vamos utilizar outros termos para que você compreenda melhor: o que o Dr. Rodney está trabalhando para desenvolver no futuro é um material em que a área de implantes  (como odontologia* e ortopedia**[1]) possam ser as mais beneficiadas. Este material, que no futuro pode se tornar o curativo, está sendo projetado para os casos de regeneração tecidual óssea, ou seja, a recuperação dos ferimentos e machucados nos ossos, como por exemplo na recuperação de acidentes traumáticos (fraturas) ou doenças ósseas.

O grande desafio de Rodney está em obter uma superfície que esteja apta a liberar as partículas bioativas ao interagir com o corpo humano de modo que esta tecnologia seja utilizada para melhorar a qualidade de vida e de tratamento de quem passa por uma lesão. O que se pretende com este biomaterial é que ele auxilie não apenas como um curativo, mas também promova a recuperação do paciente mais rapidamente do que o corpo humano poderia ter sozinho. Este seria apenas um exemplo dos muitos que poderíamos citar de como a tecnologia pode ajudar a melhorar a vida humana na área da saúde.

Para que tudo isto seja possível, entretanto, primeiro, é preciso conhecer como a natureza biológica humana funciona, o que significa que o pesquisador Rodney, também se dedicou ao estudo de biologia e química, além da física. Este trabalho, segundo o pesquisador, envolverá no futuro a colaboração de profissionais de diversas áreas do conhecimento para poder dar certo (como médicos, dentistas, biólogos, químicos), o que também nos mostra qual é a importância de todas as áreas do conhecimento trabalharem juntas para que a sociedade possa desfrutar da tecnologia que é desenvolvida para a saúde.

O pesquisador explicou-nos, mostrando-nos a motivação de seu importante trabalho: “Existem alguns tipos de lesões ósseas causadas por acidentes ou doenças que exigem uma terapia regenerativa mais complexa. Como exemplo, posso citar cirurgias odontológicas em que há necessidade de se isolar o defeito ósseo e ao mesmo tempo acelerar o crescimento das células pontualmente. Isso de forma a propor o menor incômodo para o paciente.” É neste sentido que a pesquisa de Rodney poderá colaborar: a recuperação da lesão poderá ser muito mais rápida auxiliada com este curativo intraósseo, o qual poderá, inclusive, ser absorvido pelo corpo do paciente. Muita pesquisa vem pela frente para que isto seja possível futuramente, mas a investigação do pesquisador, vislumbra esta possibilidade.

Este biomaterial está sendo desenvolvido nas dependências dos laboratórios do CCMC a partir da incorporação de fosfatos de cálcio em estruturas de látex. Os passos para que venhamos a usufruir desta tecnologia no futuro, iniciam-se com pesquisas como estas que o Dr. Rodney está desenvolvendo no grupo de pesquisa.


[1]*Odontologia  é a área da saúde humana  que estuda e trata o sistema estomatognático – compreende a facepescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos.

**Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossosmúsculosligamentosarticulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor.

Fonte: Wikipedia.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).