Trabalho orientado por professor do CDMF recebe menção honrosa no prêmio CAPES 2015

Grupo da UFPB realiza parceria em pesquisa com laboratório da UNESP em Bauru

O professor Julio Ricardo Sambrano, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Bauru, e membro do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), realizou a co-orientação da tese de doutorado do aluno Anderson dos Reis Albuquerque, por meio de intercâmbio entre estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o campus de Bauru da Unesp. O trabalho de Anderson recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese na área de Química neste ano.

Anderson dos Reis Albuquerque, realizou o doutorado em química na UFPB também recebeu orientação da professora Ieda Garcia dos Santos. Segundo Sambrano, o grupo de pesquisa paraibano concentra seus estudos em problemas experimentais e nos últimos anos tem concentrado esforços em enriquecer seus estudos em correlação com a Química Teórica e Computacional.

Desta forma, decidiram entrar em contato com o professor Julio Ricardo Sambrano, coordenador do Grupo de Modelagem e Simulação Computacional de Bauru, para iniciar a co-orientação da Tese de Doutoramento do aluno Anderson e o intercâmbio de estudantes da UFPB para Bauru.

“Este ano o grupo de Bauru está recebendo o terceiro estudante de doutorado através dessa colaboração. O grupo de Bauru é especialista em modelos computacionais aplicados a problemas de Ciências dos Materiais”, explicou Sambrano.

Segundo Anderson, que sempre gostou dos trabalhos e pesquisas computacionais, explica que ainda nos tempos de Graduação já conhecia os trabalhos do professor Julio Sambrano e se interessava pelas pesquisas do grupo de Bauru. “Foi em Bauru que delineamos o tema de trabalho e iniciamos os estudos da tese sob a orientação do professor Julio”, pontuou Anderson.

Posteriormente, por intermédio das colaborações internacionais do grupo de Bauru realizou estagio de pesquisa financiado pelo programa Ciências Sem Fronteiras no grupo de Química Teórica e Computacional da Universidade de Barcelona, trabalhando em parceria com o PhD Albert Bruix e com o coordenador, professor Francesc Illas. “O objeto da sua tese concentrou-se na Modelagem e Simulação Computacional do Óxido de Titânio (TiO2) dopado com o lantanídeo Cério (Ce)”, explica Sambrano.

A tese destacada recebeu a menção honrosa do Prêmio Capes de Tese na área de Química nesta edição 2015, e apresenta estudos relativos à parametrização do potencial de dispersão de Grimme para o óxido de titânio, estudos de frequências vibracionais à altas pressões, estudos de superfícies, modelagem de defeitos pontuais nativos e decorrentes da inserção do átomo de Ce. “Os resultados foram publicados em revistas internacionais com alto índice de impacto, como O Journal of  Chemical Physics A e C e a  Revista Química Nova cujo trabalho foi convidado para a capa do Volume 37, número 8 de 2014”, ressaltou Sambrano.

A tese pode ser encontrada no link:

http://quimica.ufpb.br/posgrad/teses/Tese_Anderson_R_Albuquerque.pdf.


Premiação

O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 10 de dezembro de 2015, na sede da CAPES, às 18 horas. Durante o evento, os doutores e seus orientadores com menção honrosa serão destacados.

A banca da defesa de Doutoramento contou com a participação dos professores Miguel San-Miguel – Universidade de Sevilha, Espanha, Ieda Garcia dos Santos – Universidade Federal da Paraíba, Elson Longo – Unesp de Araraquara, Juan Andrés – Universidade Jaume I, Espanha e Gerd Bruno –  Universidade Federal da Paraíba, sendo aprovada com distinção e menção honrosa.

Sobre Jose Angelo Santilli 55 Artigos
Especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp - (2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo científico.