Nanopartículas com o comportamento de moléculas orgânicas é tema de defesa de mestrado de aluno do CDMF

Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar

Profs. Emerson R. Camargo, Edson R. Leite, Jefferson Bettini e William Alberto Leonel Ferreira.

O aluno William Alberto Leonel Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar, defendeu seu mestrado com o título “Interações de sistemas nanoestruturados de ZrO2/ácido oleico em diferentes solventes orgânicos.

O trabalho aborda as nanopartículas de ZrO2 funcionalizadas com ácido oleico como macromoléculas e utiliza a viscosidade intrínseca para a caracterização da fração volumétrica desses sistemas nanoestruturados em diferentes solventes orgânicos, esse tipo de abordagem foi possível devido a alta carga de orgânicos funcionalizados na superfície do nanocristal de modo que esse material se comporta como uma dispersão coloidal estável, sem precipitação. A observação da fração volumétrica resultou em uma diferença no raio hidrodinâmico em solventes orgânicos de diferentes polaridades, apresentando a contração e o inchamento da capa orgânica que contorna o nanocristal. A fração volumétrica calculada a partir da viscosidade intrínseca foi comparada com as técnicas de SAXS e DLS. As técnicas tiveram os valores correlacionados, corroborando a nova abordagem utilizada para esse sistema nanoestruturado.

A banca foi composta pelo Dr. Jefferson Bettini, pesquisador do CNPEM, e dos professores vinculados ao CDMF, Prof. Dr. Emerson Camargo e Prof. Dr. Edson Roberto Leite (orientador).

Daniela Caceta
Sobre Daniela Caceta 68 Artigos
Atua no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.