Nova aluna de Iniciação Científica inicia pesquisa no LaDiC-CCMC

Nicoly Soares de Almeida será orientada pelo Prof. Valmor Roberto Mastelaro e pela Profª Ariane Baffa

Nesta semana, a licencianda em Física Nicoly Soares de Almeida deu início à sua Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC), que terá por objetivo o desenvolvimento de estratégias para aproximar alunos de Ensino Médio das escolas públicas de São Carlos do Intituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Nicoly iniciou seu trabalho como bolsista do programa Aprender com Cultura e Extensão da USP. A aluna será orientada pelo docente coordenador do CCMC, Prof. Valmor Roberto Mastelaro e pela Profª Ariane Baffa Lourenço da Universidade Federal da Grande Dourados, MS, coordenadora do Laboratório de Difusão Científica do CCMC (LaDiC/CCMC) e parceira do grupo de pesquisa.

De 2011 até o ano corrente, os pesquisadores do LaDiC, coordenados pela Professora Ariane, analisam os dados dos ingressantes dos cursos do IFSC no primeiro e segundo semestres, recolhendo informações como o modo a partir do qual souberam dos cursos do IFSC, o que os motivou a virem cursá-los, suas dificuldades de adaptação e suas expectativas em relação à carreira. O trabalho de Nicoly será desenvolvido dando continuidade aos estudos desenvolvidos no LaDiC a respeito do perfil de ingressantes dos cursos do Instituto de Física de São Carlos de modo a propôr meios para que os estudantes de Ensino Médio conheçam o IFSC, compreendam como são as carreiras dos cursos oferecidos e sejam motivados às carreiras científicas.

Amanda Murgo
Sobre Amanda Murgo 134 Artigos
Educadora do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) no âmbito das ações de Difusão Científica do CDMF. Assessora de Comunicação do CCMC/LaDiC/CDMF desde 2010. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Projeto "História da Ciência e Meio Ambiente - as demandas por energia através da História" (CCMC/IFSC/USP/CDMF) de abril de 2013 a julho de 2014. Atua ministrando cursos de Educação Ambiental em escolas de Rede Básica de Ensino e Educadores com a temática pelo CDMF até os dias atuais.