Pesquisador da Universidade de Sydney, Austrália, chega ao CCMC para cooperação científica

Colaboração firmada com o docente coordenador do Grupo de Pesquisa, Prof. Valmor Roberto Mastelaro

No final da última semana, dia 03/09/2015 chegou no Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos o Dr. Dorian Hanaor, da Universidade de Sydney, Austrália (USyd). O pesquisador permanecerá no CCMC por 20 dias para uma colaboração firmada com o docente coordenador do Grupo de Pesquisa, Prof. Valmor Roberto Mastelaro.

Dr. Dorian Hanaor é especialista em materiais cerâmicos, cristalização e transformações de fase. A colaboração firmada com o Prof. Valmor também envolve outros pesquisador australianos, o Dr. Gwenaelle Proust, que assim como Dr. Hanaor, faz parte do corpo docente da USyd e atua como especialista em microscopia e microanálise e o Prof. Brendam Kennedy, que faz parte da Escola de Química da USyd e atua com estudos de difração de nêutrons em cerâmicas perovskitas.

Durante os 20 dias em que o Dr. Dorian Hanaor permanecerá no Brasil, o pesquisador adquirirá experiência nos métodos de síntese de cerâmicas perovskitas utilizados no CCMC e desenvolverá amostras para uma posterior caracterização. Ao longo do ano, Dr. Hanaor espera realizar análises de TEM nestas amostras e através do Prof. Kennedy utilizar as instalações da Australian Nuclear Science and Technology Organization que possui o único reator nuclear de seu país para fazer análises de difração de nêutrons.

O Prof. Valmor Mastelaro comentou os benefícios que a nova colaboração com os pesquisadores da Austrária trará ao CCMC: “Esta colaboração será muito importante para nosso grupo de pesquisa pois permitirá estabelecer uma colaboração de longo prazo com pesquisadores renomados e que desenvolvem pesquisa de alto nível em assuntos de muito interesse de nosso grupo de pesquisa”.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).