Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos (CTMH/NAP/USP) promove 1º Workshop

Na última sexta-feira, dia 18 de março, foi realizado o 1º Workshop do Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos (CTMH), um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP (NAP-USP), o qual é coordenado pelo docente do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) e atual pró-reitor de graduação da Universidade de São Paulo, Professor Antonio Carlos Hernandes. O CTMH é uma iniciativa colaborativa do Instituto de Física de São Carlos e o Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos. Sua principal esfera de ação consiste no suporte e desenvolvimento de pesquisas em materiais avançados de forma multidisciplinar, envolvendo pesquisadores de todos os níveis.

O evento, que congregou também os pesquisadores do CCMC para a avaliação dos quatro primeiros anos do CTMH teve sua abertura realizada no anfiteatro do Departamento de Engenharia de Materiais, área II da USP de São Carlos. Participaram do workshop compondo a mesa de honra as autoridades Antonio Carlos Hernandes, docente do CCMC/IFSC/USP, coordenador do CTMH e Pró-Reitor de Graduação da USP, Antonio José Felix de Carvalho, docente da EESC/USP e vice-coordenador do CTMH, Tito José Bonagamba, docente e diretor do IFSC/USP e Marcos Areia Trindade, docente da EESC/USP com a função de representar o diretor da Unidade, Paulo Sérgio Varoto.

Abrindo a primeira parte do Workshop, o Professor Hernandes tomou a palavra com o intuito de realizar uma breve avaliação dos quatro primeiros anos da existência do CTMH no âmbito dos NAPs/USP. Segundo o Professor, a Universidade de São Paulo investiu cerca de R$250 milhões nos NAPs, e motivou os pesquisadores presentes a tomarem como incentivo este investimento para melhorar sempre a qualidade da produção científica da USP, que atualmente é responsável por 22% de toda produção científica do Brasil.

Após a fala do Prof. Hernandes, o Prof. Trindade ressaltou como o CTMH tem tido grande mérito em razão da qualidade dos trabalhos que nele ocorrem promovendo a benesse de integrar pesquisas dos diferentes Institutos da USP de São Carlos. Foi concedida a palavra, após isso, ao Diretor do IFSC, Prof. Tito, que incentivou a iniciativa de haver um NAP no campus de São Carlos composto pelas Unidades de grande mérito como o IFSC e a EESC, as quais fomentam a interface das pesquisas e meio industrial, no entender do Diretor, uma parceria que precisa ser cada vez mais estimulada.

Coube ao Professor Antônio José Felix encerrar a abertura do Workshop agradecendo aos presentes e dando sequencia a uma série de apresentações sobre os resultados alcançados pelos pesquisadores associados ao CTMH: Prof. Dr. Rafael Salomão, Prof. Dr. Waldek Bose Filho, Prof. Dr. Eduardo Bellini, Profa. Dra. Vera Lucia Arantes, Prof. Dr. Antonio José Felix de Carvalho, Dra. Eliane Trovatti, Monica Guimarães, Braian Uribe e Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes. O técnico de microscopia do CTMH, MSc. Wagner Correr também expôs aos presentes os indicadores do Lab. de Microscopia ressaltando que o Microscópio do núcleo tem sido incorporado às aulas de graduação, abarcando um novo público.

Ao final da manhã, reuniram-se novamente os membros do conselho deliberativo do CTMH para discussão dos resultados e rumos desejados para o núcleo.

O Workshop encerrou-se, no período da tarde, com um minicurso oferecido pelo CTMH, ministrado pelo técnico MSc Wagner Correr. Os participantes puderam trazer suas amostras para preparo e discussão  e o minicurso fechou o evento com a abordagem  das técnicas analíticas em Microscopia Eletrônica e Preparação de Amostras.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).